Facilitação é um superpoder no mundo contemporâneo

Vejo muitas pessoas se perguntando que tipo de formação e estudos precisam ter para se tornarem facilitadores. Dentro da minha experiência prática como facilitadora de processos de co-criação e inovação me parece uma combinação de soft skills - escuta ativa, arte de empatia, habilidade de expressão e comunicação - com habilidades e conhecimentos de técnicos - mediação de conflitos, direcionamento para resolução de problemas, arte de fazer perguntas etc.

Acredito também que tudo deve partir da mentalidade de acreditar verdadeiramente na resposta dos sistemas, respeitar sinceramente que todo ser humano tem potencial e a capacidade de usar inteligências múltiplas para servir ao grupo de pessoas à sua frente naquele momento, frente àquele desafio proposto.

Facilitação diz respeito a saber lidar com pessoas, seus comportamentos, jeitos e habilidades e construir processos que fazem o melhor uso e combinação dessa matéria-prima para se alcançar as respostas e os resultados desejados a qualquer tipo de desafio.


A Association for Talent Development define facilitação como “o ato de envolver os participantes na criação, descoberta e aplicação de insights de aprendizado”. A facilitação é uma ferramenta essencial para trazer a estrutura necessária para o trabalho conjunto.


Em um mundo que pode ser visto como cada vez mais fragmentado e caótico, líderes que podem construir participação, alinhamento e significado não só estão encontrando mais sucesso, mas também estão se destacando em meio a homogeneidade de discursos de performatização do trabalho. Habilidades de facilitação ainda é uma superpotência que passa batido sob o radar das lideranças e gestores, infelizmente.

Uma das possíveis razões, talvez, para que isso aconteça é o mal-entendido construído em que a facilitação está associada a post-its, flipcharts, canetas coloridas e estacionamentos de ideias. Se definirmos facilitação como "o ato de engajar os participantes na criação, descoberta e aplicação de insights de aprendizagem", como define a Association for Talent Development (ATD), para tornar a colaboração mais fácil , então qualqyer líder seria obrigado a adquirir algum nível de habilidades de facilitação, não é?

Facilitação = facilitar o pensamento, a troca e a ação

 

Líderes que entendem como convidar pessoas para um ambiente participativo e usam a energia do grupo para inovar se encaixam bem no contexto de hoje. Com o mundo pedindo mais inclusão e equidade, os líderes de amanhã precisam ser facilitadores.

Quando os líderes entendem como desenhar, conduzir e usar o processo, eles podem oferecer à sua equipe etapas de processo claras que podem usar para resolver problemas por si mesmos. Isso aumenta a autonomia dos colaboradores e os ajuda a criar sua própria capacidade de tomar decisões.

A Facilitação auxilia fornecendo um método para chegar a soluções sem lhes dizer o que fazer, mas dando as bases, a estrutura, para que o potencial individual e coletivo seja acionado para se chegar a resultados amplificados.

Por onde começar?


 

Se você quer começar sua jornada de desenvolvimento como Facilitador, talvez queira saber quais são as habilidades essenciais necessárias para se tornar um bom profissional.

No geral, você deve ser bom em:

  • Escuta ativa

  • Arte de fazer boas perguntas

  • Postura Resolutiva

  • Mediação/Resolução conflitos

  • Estilo participativo e engajador

  • Visão imparcial

  • Empatia

Essas habilidades levam à construção de melhores equipes de alto desempenho que trabalham juntas em qualquer ambiente. Além disso, independentemente de você estar facilitando pessoalmente ou digitalmente, sempre haverá métodos/ferramentas físicas que você pode usar para estruturar a forma como as pessoas irão interagir para criar; ou até mesmo, quais ferramentas servirão de estímulo ou suporte para a geração de ideias.

Como profissional, você precisará desenvolver um portfólio pessoal de ferramentas (que são as atividades e técnicas à sua disposição ao projetar uma sessão) para lançar mão no desenho e condução dos desafios em que atuará como facilitador.


 

Sincera Space é o espaço estratégico criativo que oferece métodos e ferramentas que te ajudam a fluir no seu melhor. Acreditamos que a Facilitação é sim um super poder, que pode ser desenvolvido por toda e qualquer pessoa. Nossos métodos e ferramentas te ajudam a ter estrutura para que possa conduzir conversar e processos de trabalho com sua equipe e clientes.